terça-feira, 1 de julho de 2008

Colunismo barato

Não temos nada contra colunas sociais, desde que bem feitas, bem apuradas e com um bom texto. Falar de pessoas realmente interessantes também é fundamental.

Daí, perguntamos: existe coisa mais inútil do que a coluna de Jader da Rocha no Jornal do Estado? Um festival de releases e fotos de divulgação, sem uma apuração sequer. Podem chamar de tudo, menos de jornalismo.

Deguste uma das notas de ontem (terça): "(...) A casa promoveu uma noite junina para ninguém botar defeito, com direito a decoração típica, pipoca e open bar de quentão até as 22 horas".

Open bar de quentão! Que primor! Ara, sô!

Pior ainda são os casos incestuosos de colunistas que são donos de assessorias de imprensa, como é o caso de Ruy Barroso, do site Jornale. Não bastasse o conflito de interesses, Barroso escreve com o estilo e a categoria de um semi-analfabeto: nesta nota, por exemplo, o "colunista social" critica uma socialite por levar a filha, ainda criança, ao cabeleireiro para "fazer um par de transas"... É de sentar e chorar...

Outra "colunista social" dona de uma assessoria de imprensa é a Nadyesda Almeida, da Gazeta do Povo. Filha de Dino Almeida, já falecido, o mais conhecido de todos os colunistas sociais do estado. E que também era famoso na praça pela "mordeção". Uma tradição que se mantém até hoje entre os colunistas do pedaço.

* * *

Aliás, já que estamos falando no ótimo exemplo jornalístico que nossos colunistas sociais dão aos jovens periodistas que estão saindo das faculdades, olhem só que coincidência:

Nadyesda, na Gazeta:

"Iluminação
Soraya Ribas, da Ideally Iluminação, recebe arquitetos e decoradores em sua loja nesta quarta-feira, às 19 horas. Ela vai premiar o vencedor da campanha Viagem a Buenos Aires, vai lançar a nova campanha promocional e apresenta seu mais novo serviço, o Projeto Luminotécnico Personalizado."

Jáder da Rocha, em seu blog:

"Comemoração em casa
A empresária Soraya Ribas da Ideally Iluminação receberá amanhã, 2, profissionais de interiores em sua loja. O jantar de confraternização encerra as atividades promocionais do primeiro semestre deste ano com a premiação da campanha “Viagem a Buenos Aires”. Os arquitetos parceiros irão concorrer a uma viagem com acompanhante para a capital portenha. Na ocasião, Soraya irá lançar a campanha de fidelização da Ideally para o segundo semestre além de apresentar o mais novo serviço que a loja passa a oferecer: Projeto Luminotécnico Personalizado."

Brilhantes, esses nossos colunistas sociais!

Nenhum comentário: